quarta-feira, 5 de setembro de 2012

JOÃO PESSOA AGORA TEM 'SAMBA DA VELA'

Para quem gosta de samba, chega à João Pessoa um ritual que acontece há mais de uma década em São Paulo. A proposta é sambar até a vela apagar, por isso o nome 'Samba da Vela'. O ritual será animado pelo grupo 'Pura Raiz', e o primeiro convidado para acender a vela, que também fará uma participação especial, é o paulista Mirandinha do Samba da Paraíba. O rito que a princípio vai se repetir a cada 15 dias, está marcado para este sábado(08), na Choperia Villa São Paulo, no Bessa, às 16h, mas a concentração começa a partir das 13h30. A entrada custa R$ 20.

“Ir ao Samba da Vela não é ir à uma roda de samba: é ir a um culto onde o samba é adorado”, esta é a filosofia do projeto que já é uma tradição para os moradores do bairro de Santo Amaro, em São Paulo, onde tudo começou. O ritual inicia quando quando uma vela é acesa no centro da roda, a partir daí os sambas são apresentados até que ela se apague. Os fundadores lutam pela preservação do samba verdadeiro e de quebra ajudam a revelar novos compositores e interpretes. E assim, seguindo esta ideia , atualmente, o Samba da Vela já acontece em várias capitais.

O homenageado na estreia do 'Samba da Vela' da Paraíba, o cavaquinista Mirandinha, será o primeiro a acender a Vela. Amante do samba desde menino, o paulista Mirandinha, começou sua carreira cantando e tocando em Bauru, cidade do interior do estado de São Paulo, na região onde nasceu e morou por muitos anos. Bancário por profissão, Mirandinha veio para a Paraíba há 22 anos, e de lá pra cá vem se dedicando a divulgar e a tocar o melhor do samba considerado “partido alto”, que se caracteriza pela qualidade, belas letras e arranjos e muita criatividade.

O Grupo Pura Raiz é quem vai comandar durante todo o tempo que a vela permanecer acesa. Destacando-se no cenário musical paraibano como uma das grandes revelações do samba, o Pura Raiz apresenta um repertório que contempla os clássicos dos Mestres do Samba e o chamado samba de raiz. O já tem um disco gravado com composições próprias e está gravando seu segundo disco também autoral.

O Pura Raiz já passou por diversas formações e hoje ainda com 4 integrantes fundadores, é composto por Kojak do Banjo (voz e banjo), Poty Jr. (cavaquinho), Luis Umberto (violão 7 cordas), Renan Rezende (flauta transversal), Carlos Moura (voz e pandeiro), Maximillian (tan-tan e surdo) e Carlão (afoxé).

O palco do "Samba da Vela' não poderia ter lugar mais perfeito. O Villa São Paulo proporciona um diálogo e um "revival" com os bares de São Paulo em pleno litoral João Pessoa, localizado na Avenida Argemiro de Figueiredo, principal da Praia do Bessa.

Texto: Edileide Vilaça 

Nenhum comentário:

Postar um comentário